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A revisão periódica nos componentes do sistema de freio, a regulagem de folga das sapatas e a drenagem nos reservatórios são obrigatórias. Para isso, siga as orientações do fabricante do veículo e não espere o veículo apresentar deficiência na frenagem ou qualquer outro acidente.

Na maioria dos veículos para garantir que o sistema de pneumático continue funcionando perfeitamente, deve-se substituir o elemento secador a cada ano, com exceção dos que utilizam o Consep. O elemento secador deve ser removido com a descarga da válvula reguladora de pressão aberta para descarregar o reservatório de regeneração.
Utilize uma cinta para soltar o elemento e aperte-o manualmente. Antes de instalar o elemento não se esqueça de limpar a carcaça, remover o anel de vedação velho da sede do elemento.

No momento de instalar, passe lubrificante no anel e comece a apertar, depois que encostar, aperte manualmente mais meia volta.

PROBLEMAS MAIS COMUNS:

Vazamentos em qualquer uma das válvulas significam que o sistema precisa de reparo. Outro perigo para o sistema de freio pneumático é a contaminação por óleo lubrificante do motor proveniente do compressor ou água, que fazem as válvulas se desgastarem mais facilmente. O compressor pode perder rendimento se houver problemas de vedação nas válvulas, entupimento do cano de saída e vazamentos em geral. Pode também começar a contaminar o sistema com óleo lubrificante proveniente de desgastes dos anéis dos cilindros. Isso faz com que se forme um tipo de verniz na tubulação e entope a passagem.

Se o compressor apresentar problema de contaminação por óleo toda a tubulação de saí­da deve ser inspecionada limpa ou substituí­da. Após a desmontagem de qualquer válvula, lave as peças com produto para limpeza de válvula pneumática ou detergente neutro. Não utilize solvente a base de petróleo. Inspecione minuciosamente a carcaça da válvula após a limpeza, se estiver avariada substitua a peça. O elemento secador contaminado também representa perigo às válvulas do sistema de freios. Se a vida útil do componente for ultrapassada, vai saturar o sistema com água e óleo. A válvula reguladora pode estar desregulada, com pressão incorreta.

Essa falha é acarretada por falta de vedação ou problemas de funcionamento, principalmente, por contaminação por óleo lubrificante. O mesmo problema pode acontecer com a válvula de quatro vias, que pode interromper a passagem de ar para um dos circuitos. Essa válvula é calibrada por molas, de acordo com a bancada de testes. Utilize o manômetro no circuito e analise o compartimento das válvulas para identificar onde estão o defeito. Depois de reparo, faça a checagem com o manômetro de novo. O reservatório de ar pode acumular óleo e impurezas, nesse caso é necessário fazer a limpeza do circuito. Em hipótese alguma o óleo ou água pode circular no sistema de freio. Faça o reparo, troque o secador se necessário e faça a limpeza do circuito. É fundamental a colocação de reparos originais e de boa procedência. Reparo de má qualidade muda todo o comportamento da válvula, fazendo com que perca a regulagem e comprometendo a qualidade e a durabilidade do serviço. As válvulas devem ser montadas com a lubrificação adequada.

Os defeitos que podem ser encontrados na válvula moduladora do freio de serviço (pedal) são semelhantes, ou seja, vazamentos por descarga e perda da modulação. A pressão é enviada de acordo com a força que é aplicada no pedal do freio, então, se o êmbolo de comando estiver preso com que o sistema perca a modulação. O mesmo acontece com a válvula relê e com a alavanca de estacionamento. Além disso, o freio de serviço tem que ter equilíbrio de frenagem entre o dianteiro e o traseiro. O freio traseiro se antecipa ligeiramente ao dianteiro, em aproximadamente 0,3 bar de pressão. Vale lembrar que o traseiro é comandado pelo pedal enquanto o dianteiro é acionado pela pressão pneumática do freio traseiro. Quando o motorista retira o pé do pedal de freio, a descarga abre e a pressão dos dois sistemas freios caem juntas. A maioria das alavancas de freio de estacionamento possuem regulagem no êmbolo de comando, que influenciará na velocidade de descarga e na pressão de saí­da.

Com a válvula totalmente liberada, a pressão de saída deverá ser igual á pressão de alimentação. Se a válvula de descarga rápida estiver com o reparo danificado pode retardar a aplicação ou a desaplicação do freio. Não utilize pedaços da câmara de ar do pneu para vedar esse componente. É expressamente proibido puxar o freio de estacionamento antes que o veículo esteja parado. Essa prática pode causar quebra na mola da câmara de freio, reduzindo sua vida útil. Outro defeito comum neste componente é passagem de ar da câmara do freio de estacionamento para a câmara do freio de serviço através do retentor, que isola as duas câmaras, além do vazamento do diafragma. É importante lembrar que sempre que fizer a manutenção as válvulas de freio devem ser testadas na bancada apropriada antes de retornar para o veículo, um serviço deve ser feito por técnicos capacitados.

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